Existem tipos diferentes de calvície que podem ocorrer durante a vida de um homem. A calvície de padrão masculino é a mais frequente. Ela poderia responder pela maioria dos tipos de queda de cabelo informados. Ela pode ser detectada observando como o cabelo cai.

Geralmente começaria com uma entrada nas áreas temporais e frontais do couro cabeludo. A região do vértice também começaria a perder cabelo, que começaria no centro do couro cabeludo e se moveria em direção as extremidades.

Todas essas áreas vão eventualmente fazer com que o topo da cabeça perca cabelo. Somente as áreas nas partes mais baixas e na parte de trás do couro cabeludo continuaram a ter folículos ativos. A calvície de padrão masculino aparece devido a causas genéticas.

Encobrindo a alopecia com a Micropigmentação Capilar

A alopecia areata por outro lado, é uma manifestação autoimune. Muitos a consideram como sendo desencadeada pelo stress, contudo ainda há testes reais que precisam ser feitos para confirmar isso. Ela aparece em inúmeras áreas com poucos fios, muitas vezes lembrando o formato e tamanho de uma moeda. Ela não tem um formato padrão quando aparece. Também pode desaparecer sem deixar rastros e reaparecer novamente, a contragosto do paciente. A alopecia areata também pode avançar para um caso mais sério conhecido como alopecia totalis ou queda de cabelo em toda a cabeça.

O tipo de queda de cabelo que é, de forma confirmada, induzida pelo stress é a telogen effluvium. O cabelo, neste caso, cai em tufos, de diferentes partes do couro cabeludo cerca de três meses depois de o evento estressante ter ocorrido.

Elas são geralmente causadas por grandes eventos da vida como a morte de alguém amado, divórcio, acidente, uma grande cirurgia ou o nascimento de uma criança. Isso abala e dá inicio a uma alteração inesperada entre os ciclos de crescimento capilar anágeno e telógeno em um estágio mais longo de repouso.

A densidade de torna mais fina em áreas diferentes do couro cabeludo, pois ele não consegue substituir os fios com o crescimento de cabelo novo.

Existem também tipos de queda de cabelo como o resultado de doenças, infecções e medicamentos. Apontar a causa de sua aparição poderia facilmente ajudar o couro cabeludo a ganhar novamente seus cabelos. Entretanto seria difícil fazer isso em casos no qual os medicamentos ainda são necessários. Uma pessoa pode desejar continuar e não ligar para a queda de cabelo a favor de ganhar sua saúde física novamente. Ela pode, contudo, planejar mais afrente já recebendo o tratamento antes de começar com sua medicação. Isso é possível de se realizar através da micropigmentação capilar.

Esta é talvez a mais inovadora entre a grande variedade de soluções para a calvície disponíveis hoje em dia. Não é apenas aplicável em qualquer tipo de queda de cabelo como também pode ser implementada em qualquer fase que a queda esteja no momento. A calvície de padrões masculinos pode ser facilmente encoberta através deste procedimento, o mesmo serve para os já mencionados casos de alopecia areata, alopecia totalis e até mesmo para a telogen effluvium. Seu uso pode ir além daqueles causados pela alopecia e pode até ser implementado para encobrir qualquer tipo de cicatriz devido a cirurgias de transplante capilar ou qualquer tipo de trauma causado a cabeça.

Existem dois estilos que poderiam ser usados para criar a ilusão de cabelos, pelo qual este tratamento é conhecido. O primeiro é o cabelo “acabei de raspar”. É fácil implementar esse estilo. Um cliente que esteja interessado em usá-lo simplesmente precisa raspar seu cabelo existente e visitar a clinica para obter seus pigmentos aplicados. O ouro tipo de micropigmentação exige certos pré-requisitos antes de ser usado. Não deve haver nenhum outro tipo de calvície além da diminuição dos fios na região do vertex e a linha capilar do paciente deve permanecer intacta.

Satisfazer a esses dois requerimentos permitiria uma fácil implementação do tratamento. Estas são as duas formas efetivas nas quais a micropigmentação capilar pode encobrir efetivamente a alopecia ou qualquer tipo de cicatriz.